• Cria

Casamento em local fechado ou ar livre: o que considerar na decisão

Depois de caprichar no pedido de casamento e na escolha das alianças, vem aquela fase gostosa de preparação para o grande dia. Uma das primeiras decisões a serem tomadas, que norteia muitas das escolhas que precisam ser feitas pelo casal, é o local de casamento.

Salão de festas? Praia ou campo? O que combina mais com o casal? Qual dá mais trabalho? O que fica mais caro?


Reunimos a seguir os principais pontos que devem ser considerados pelo casal ao optar por realizar a festa de casamento ao ar livre ou em local fechado. Continue a leitura e confira!


Estilo do casal


Em geral, os casamentos ao ar livre têm um clima mais informal e descontraído. Se o casal sonha com um casamento clássico, com toda a pompa e circunstância, a melhor opção é um salão fechado.


Muitas vezes, nos casamentos ao ar livre, a cerimônia e a festa ocorrem no mesmo local, o que agrada os casais mais práticos, e a celebração não costuma ser tradicional.


Você é uma noiva romântica? Então provavelmente um casamento no campo seja sua cara!


Previsão do tempo


A época ou o mês em que o casamento será realizado conta muito nessa decisão. E não estamos falando só de chuva: calor ou frio intenso e vento forte também podem atrapalhar um casamento ao ar livre.


Além disso, como no Brasil não temos estações muito bem definidas e o clima sempre pode virar de última hora, é importante sempre ter um plano B e alugar tendas, caso o espaço não tenha uma área coberta como alternativa.


Infraestrutura e localização


Hoje já existem muitas opções de espaços de festa que oferecem toda a estrutura necessária para realizar casamentos ao ar livre, como hotéis à beira mar e pousadas campestres. Contudo, se for uma chácara da família ou um espaço público na praia, por exemplo, será preciso montar essa estrutura com o apoio de uma assessoria especializada em casamentos.


Outra coisa que é preciso considerar é se o local do casamento fica acessível para a maioria dos seus convidados, já que alguns espaços ao ar livre podem ficar mais afastados. É preciso pensar, principalmente, na volta, quando muitos terão bebido.


Nesse caso, dependendo da localização, é recomendável providenciar o transporte dos convidados, como vans e/ou táxis. Também há espaços de festa que contam com hospedagem para os noivos e principais convidados (pais, irmãos, avós, padrinhos etc.).


Decoração e iluminação


Uma grande vantagem do casamento ao ar livre é que o verde já faz parte da decoração, exigindo menos gastos com ornamentação. Além disso, como na maioria das vezes, esses casamentos acontecem durante o dia, é possível aproveitar a luz natural, que rende cliques belíssimos — o pôr do sol é o horário preferido dos fotógrafos.


Todavia, caso a festa vá adentrar a noite, é preciso providenciar uma iluminação adequada para esse ambiente ao ar livre. Já em um salão de festas fechado será preciso investir um pouco mais em decoração e também garantir iluminação boa para as fotos.


Há, ainda, espaços de eventos que oferecem ambos: ambiente ao ar livre para a cerimônia e salão fechado para a festa, combinando “o melhor dos dois mundos”.


Esperamos que essas dicas ajudem você a escolher o melhor local para o seu casamento e que seu grande dia seja realmente inesquecível, com direito a tudo o que o casal sonhou! Veja agora 4 ideias de pedidos de casamento criativos.


0 visualização0 comentário