• Cria

Passo a passo da composição de músicas

Você já se perguntou ou teve curiosidade de saber como “criar uma música do zero”? Não basta “inspiração” (embora isso também seja muito importante): compor é um processo um tantinho complexo, que envolve várias etapas e muitos detalhes para que uma nova canção possa ser criada e apresentada ao público.


E músicas personalizadas? Você conhece esse conceito ou, pelo menos, já ouviu falar a respeito? Neste post, vamos mostrar um pouquinho do que é necessário para se criar uma música e, ainda, como funciona o serviço da CRIA - Sua Música, que pode te proporcionar a música da sua vida!




Como é a estrutura de uma música?


Para entender como é feita uma composição, é preciso compreender primeiramente a estrutura de uma música, que é, basicamente, a seguinte:


  • A: início (começando a contar uma história)

  • B ou pré-refrão: transição do início para o refrão

  • Refrão: a parte mais importante da música, aquela de que todo mundo vai lembrar (“chiclete”), precisa sintetizar a ideia geral da música.


Os elementos que compõe uma música são:


  • Melodia (as notas)

  • Harmonia (sequência de acordes)

  • Ritmo (“batida”)

  • Letra (no caso da chamada “música popular”, em que temos a letra em cima da melodia, diferentemente da música clássica ou erudita, que é instrumental).


A composição pode ser iniciada a partir de qualquer um desses 4 elementos, e os demais vão sendo trabalhados na sequência ou de forma paralela.


Para a criação de letra, é usada uma gama de ferramentas da língua portuguesa e da literatura, como a rima e a poesia. Um dos desafios do compositor e letrista, aliás, é encontrar um equilíbrio para “rimar sem ficar chato”.


Temas para compor músicas


Segundo Thales Torres, músico da CRIA - Sua Música, “o tema da maioria das músicas é o amor, o desafio é modernizar o discurso.”


De fato, o amor em todas as suas nuances e facetas — e não apenas o amor romântico ou carnal — parece ser o tema predominante em canções de diferentes estilos musicais.

Contudo, praticamente qualquer coisa, acontecimento ou sentimento pode servir de inspiração para se compor uma música: reflexões sobre a vida, vontade de compartilhar suas experiências com outras pessoas e gerar uma identificação… Aliás, música também é muito sobre as sensações que você deseja transmitir e/ou provocar no outro.


Há, ainda, estilos musicais que apresentam um cunho mais social, fazendo música de protesto, a exemplo do folk nos anos 50, e também o rock, o rap e até mesmo o funk.


Música personalizada: como ter a sua?


Agora que você já está por dentro do básico sobre o processo de composição musical, vamos especificar como funciona o processo de criação de músicas personalizadas.


Não é preciso ser músico, cantor ou compositor para ter sua própria música ou oferecer uma música exclusiva a uma pessoa amada, que pode ser tanto seu cônjuge/companheiro(a), quanto um(a) filho(a), pai, mãe, (a) irmão(ã) ou até um(a) grande amigo(a)...



Veja a seguir como a CRIA - Sua Música pode tornar esse sonho em realidade, de formas simples para você e surpreendente para quem receberá esse presentão, que é pra vida toda!


1. Entrevista


O primeiro passo é um bate-papo em forma de entrevista para conhecermos sua história ou a história de quem será presenteado(a) com a música personalizada. Vamos buscar entender a personalidade de vocês e montar um briefing com os pontos-chave da história e dos personagens (pessoas que fazem parte dessa história).


Também é importante definirmos referências de músicas de que você goste para nortear a criação da sua música personalizada.


2. Primeira versão


Com o briefing pronto e as referências definidas, começa o processo de criação da sua música, passando por todas aquelas etapas que explicamos no início. Gravamos e enviamos uma primeira versão para o(a) cliente fazer suas considerações e solicitar alterações, se achar necessário.


Como será a música da sua vida, que vai eternizar sua história, ajustamos até você estar plenamente satisfeito(a) com o resultado.


3. Produção


Com a aprovação do(a) cliente, partimos para a produção e gravação da sua música personalizada, realizada de forma totalmente profissional em estúdio e com músicos especializados.


Depois de pronta, sua música é, enfim, disponibilizada nas plataformas de áudio ou de outra forma que você preferir.


Para saber mais sobre os 3 formatos de músicas personalizadas que oferecemos, veja este outro post aqui!




8 visualizações0 comentário