top of page
  • Foto do escritorCria

Buffet de casamento: como calcular o custo por convidado

O buffet, sem dúvidas, é um dos custos mais significativos que se tem em uma festa de casamento. É também uma das escolhas mais importantes, pois comida boa e farta tem grande impacto no sucesso de qualquer festa, concorda?


O valor gasto varia de acordo com o número de convidados, o tipo de serviço e o cardápio escolhido pelos noivos, e também a região em que será realizada a festa. Neste post, reunimos algumas dicas para você saber como calcular o custo médio por pessoa no buffet de casamento e fazer um planejamento certeiro. Vamos lá?


Quantidade de convidados


O número de convidados certamente influencia não só no valor do buffet de casamento, mas também de outros serviços, como decoração e cerimonial. No entanto, o valor por convidado varia de acordo com o tipo de serviço e o cardápio, conforme detalharemos mais adiante.


Isso quer dizer que não necessariamente o buffet vai ficar mais barato se você tiver menos convidados, porque isso depende mais dos itens que serão servidos na sua festa de casamento, do tempo de duração da festa, se as bebidas estarão incluídas no valor do buffet ou serão pagas à parte, a quantidade de adultos e crianças etc.


Tipo de serviço


Há 3 tipos de serviço principais:


  • à inglesa (o mais tradicional): os pratos já saem montados da cozinha e são servidos à mesa para os convidados;

  • à francesa: os garçons passam com bandejas nas mesas e cada convidado decide a quantidade que será servida em seu prato;

  • à americana: os convidados se dirigem ao buffet e se servem dos itens e quantidades que desejarem.


De modo geral, os serviços à inglesa e à francesa saem mais caros, pois demandam mais profissionais e podem gerar mais desperdício. O serviço à americana é o mais popular, mas se não for bem montado, pode acabar formando muitas filas no salão.


Para aproveitar as vantagens de um e de outro, pode ser interessante combinar dois tipos, como entradas ou finger foods sendo servidos à mesa e jantar no buffet ou vice-versa.


A escolha do tipo de serviço deve estar alinhada com o estilo do casamento: se é mais formal ou informal.


Escolha do cardápio


Há diversas opções de buffet, com cardápios mais simples ou mais sofisticados. O que você pretende servir aos convidados do seu casamento: entradas, finger foods, mesa de frios, comida de boteco, estação de massas, jantar completo?


Peça indicações de fornecedores à sua assessoria de casamento e também a amigos ou familiares que fizeram festa de casamento recentemente. Solicite, pelo menos, 3 orçamentos para ter uma base de comparação de valores, e faça degustações para escolher o que será servido.


A decisão sobre o fornecedor e o cardápio precisa estar de acordo não só com o bolso, claro, mas também com o estilo dos noivos e dos convidados da festa de casamento. Todos os elementos devem ser pensados para refletir a identidade do casal e proporcionar momentos inesquecíveis: a escolha do local, a decoração, a música, a comida e a bebida. Tudo isso tem que ser a cara de vocês, para que se sintam à vontade e curtam a própria festa de casamento, independentemente dos protocolos. Afinal esse é um dia que ficará para sempre marcado para sempre!


36 visualizações0 comentário
bottom of page