top of page
  • Foto do escritorCria

Como escolher sua aliança de casamento

O momento da troca de alianças é um dos mais simbólicos e significativos da cerimônia de casamento. Mas em meio a tantos detalhes que envolvem a organização para o grande dia, muitas vezes a escolha das alianças pode acabar ficando em segundo plano ou não recebendo a devida atenção.


Há casais que usam anel de noivado (ou solitário) e depois trocam pela aliança, outros já usam aliança desde o noivado e apenas trocam-na da mão direita para a esquerda no dia da cerimônia. Nesse caso, as alianças devem ser compradas antes de fazer o pedido de casamento.


Existe, hoje, uma infinidade de modelos e materiais diferentes de aliança, para todos os gostos e bolsos. Pensando nisso, reunimos neste post dicas objetivas e certeiras para ajudar os noivos a saber como escolher as alianças de casamento, afinal esse é um detalhe super importante, concorda?

Defina o orçamento disponível


Como em quase todas as decisões sobre o casamento, o orçamento disponível para o par de alianças será determinante para a escolha. Para evitar a frustração de gostar muito de um modelo de aliança que não “cabe no bolso”, já comece a pesquisar e procurar as alianças com um orçamento previamente definido.


Isso também ajuda a direcionar sua busca, e certamente vocês encontrarão opções bacanas dentro da faixa de preço estipulada pelo casal.


Escolha o modelo e material das alianças


Há diversos modelos e materiais de alianças, das mais minimalistas às mais trabalhadas. Lembre-se de que é uma joia que vocês vão usar a vida inteira, então quanto mais confortável (opte pelas anatômicas), atemporal e durável for a aliança, melhor. (Mas algumas joalherias dão a opção de um “upgrade” para que vocês possam trocar as alianças por outro modelo depois, pagando apenas a diferença).


A aliança de casamento é uma tradição antiga, que simboliza o compromisso selado entre duas pessoas. Mas a joia em si não precisa ser necessariamente tradicional. A dica é evitar modismos momentâneos. Por outro lado, o ideal é que combine com a personalidade e o estilo do casal.


O modelo mais comum é o de ouro amarelo em formato arredondado e liso, e há também alianças diferenciadas: de ouro branco, ouro rosé e outros materiais, como prata, titânio e aço escovado, em formato quadrado, cravejada de brilhantes ou diamantes, com acabamento fosco ou brilhoso, gramatura e espessura fina, média ou grossa, com texturas, friso e outros detalhes… Tudo vai depender do gosto e do orçamento de vocês.



Em geral, os casais usam alianças iguais, mas elas não precisam ser idênticas entre si. Nada impede que cada um escolha detalhes ou até modelos diferentes de alianças. Fiquem de olho nas vitrines das joalherias, vejam referências na internet e experimentem diferentes modelos de alianças para aumentar as chances de acerto na escolha.


Por fim, não menos importante...


Não deixe para a última hora!


Talvez algumas pessoas não saibam que, na maioria das vezes, é preciso encomendar e esperar dias (ou até semanas, dependendo do modelo e do fornecedor escolhido) para que as alianças fiquem prontas.


Mesmo que você escolha um modelo que já esteja pronto na loja, pode ser necessário ajustar o tamanho e realizar a gravação na parte interna das alianças, o que também pode levar alguns dias. Muitos casais se perguntam, aliás, sobre o que “escrever” na aliança.


A maioria opta por gravar o nome do cônjuge e/ou a data do casamento, mas também é possível inovar gravando um apelido carinhoso, um desenho que tenha um significado especial para vocês ou até o trecho de uma música que seja marcante para o casal.


Seja na internet, seja em uma loja física, escolha um fornecedor de confiança e que, além de nota fiscal e garantia, que são o básico, ofereça opções para a manutenção da aliança (serviço de gravação, polimento, troca do modelo pagando a diferença etc.).


Agora uma curiosidade interessante: já ouviu falar que a aliança de casamento é usada no dedo anelar (no direito durante o noivado e no esquerdo após o casamento) porque os romanos acreditavam que esse dedo teria uma veia que o liga ao coração? Se é verdade essa história, não sabemos, mas é bem romântica, isso é, né?



18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page