• Cria

5 dicas de como escolher o melhor cerimonial de casamentos

O cerimonial de casamentos é o principal responsável por orquestrar os demais fornecedores para que tudo transcorra da melhor maneira antes, durante e depois da cerimônia e da festa de casamento.


Por isso, é muito importante que os noivos façam uma escolha acertada e contratem o melhor cerimonial possível de acordo com o orçamento disponível. Um bom cerimonial pode, inclusive, ajudar vocês a economizarem em outros aspectos, e a direcionar os gastos de forma mais certeira, indicando fornecedores compatíveis com as expectativas e o orçamento do casal.


Pensando nisso, reunimos 5 dicas imperdíveis de como escolher o melhor cerimonial de casamentos. Confira a seguir!


1. Pegue indicações com amigos e conhecidos


Consulte seus amigos e conhecidos que se casaram recentemente, procurando saber o quanto eles ficaram satisfeitos ou não com o serviço do cerimonial. Nada como uma opinião sincera e confiável de quem já utilizou os serviços do profissional para você basear sua escolha, não é mesmo?


Se você conhece alguém que trabalha no ramo de eventos, peça indicações de cerimonial a essa pessoa também, que poderá dar uma visão mais ampla dos bastidores que, em geral, passam batido pelos anfitriões e convidados de uma festa. Quando o cerimonial tem um bom relacionamento com os demais fornecedores, já é meio caminho andado para as coisas fluírem melhor também.


Você também pode buscar essas indicações na internet, fazendo uma verificação em sites como o Reclame Aqui e nas próprias redes sociais das empresas de cerimonial de casamentos ou em guias para noivos.


2. Faça cotações e observe o que está incluído


Com essas indicações em mãos, solicite um orçamento para os profissionais ou empresas de cerimonial e, ao comparar valores, não se esqueça de levar em conta o que está incluído ou não na prestação de serviços de cada cerimonial, por exemplo:


  • indicações e visitas a fornecedores;

  • acompanhar a noiva em provas de vestido e testes de penteado e maquiagem;

  • realizar confirmação de presença dos convidados;

  • organização do cortejo para coordenar as entradas na cerimônia;

  • realizar controle do número de convidados para prestar contas ao buffet;

  • número de auxiliares para a cerimônia e a festa.


Claro que a escolha do cerimonial deve ser adequada ao orçamento do casal, mas fiquem atentos e desconfiem de valores que destoem muito dos demais ou que estejam muito abaixo do mercado. Isso pode ser um indício de que o cerimonial é inexperiente ou talvez cobre uma comissão de fornecedores que ele indica.


3. Conheça o cerimonialista pessoalmente


Ainda que tenha sido indicação de uma pessoa que você conhece e confia e que, via de regra, haja toda uma equipe envolvida no cerimonial, é importante conhecer o responsável por essa equipe pessoalmente antes de contratar o cerimonial.


Isso porque esse profissional estará com vocês durante toda a preparação e também estará presente em praticamente todos os momentos do seu grande dia, então é preciso que haja identificação e afinidade entre vocês.


Portanto, não deixe de marcar uma reunião ou encontro presencial antes de fechar contrato. Assim, vocês poderão “sentir a vibe” e perceber como é o tratamento do profissional em questão, além de discutir pontos específicos do seu casamento para saber se aquele é mesmo o profissional certo para vocês.


4. Exija um contrato formal e detalhado


Tudo o que for combinado entre os noivos e o cerimonial de casamento precisa constar no contrato de forma detalhada. Mesmo que você não duvide da idoneidade do profissional, não caia na besteira de fazer “acordos de boca”.


Leia todas as cláusulas com atenção, questione se não entender algo ou achar que está em desacordo com o que foi previamente apresentado e só assine quando estiver seguro de que todos os pormenores foram incluídos de maneira clara. O contrato não é uma mera formalidade, ele serve para resguardar ambas partes de que o que foi combinado será cumprido, inclusive em termos financeiros


5. Perguntas a serem feitas e pontos a serem observados


Por fim, vamos deixar algumas sugestões de perguntas que você pode fazer ao cerimonial ou pontos que deve observar antes de contratar uma assessoria de casamento:


  • quantas festas ela realiza por dia;

  • pontualidade e organização;

  • tempo de atuação no mercado;

  • adequação ao perfil dos noivos e estilo do casamento (casamento ao ar livre, por exemplo, exige uma expertise diferente);

  • tempo de permanência na festa (se ficam até o final para fazer o fechamento), etc.


Esperamos que essas dicas contribuam para que você escolha um bom cerimonial de casamento, que é fundamental para que seu grande dia seja exatamente como você sonhou! Aproveite e leia agora também sobre como escolher sua aliança de casamento.


6 visualizações0 comentário