• Cria

Dicas para realizar seu casamento ao ar livre

Casamento ao ar livre já era o sonho de muitos casais, e tem sido uma escolha ainda mais frequente no contexto pós-pandemia. Além da luz natural, que proporciona fotos belíssimas, especialmente no pôr-do-sol, que é um dos horários preferidos para esse tipo de cerimônia, celebrações em espaços abertos favorecem o distanciamento necessário que esses tempos pedem.


Esse tipo de casamento, em geral, se caracteriza pela informalidade e intimismo, e isso acaba se refletindo também em outras escolhas do casal, como estilo de decoração, de música para casamento ao ar livre, entre outros detalhes importantes para o dia do sim. Neste post, reunimos as principais dicas para que seu casamento ao ar livre seja um sucesso!


Como escolher o local de seu casamento ao ar livre


Um casamento ao livre pode acontecer em uma praia, no campo ou até em um belo jardim residencial. Cada um desses locais tem suas próprias características que demandam diferentes tipos de cuidados para que tudo transcorra da melhor maneira em seu grande dia.


Na praia, por exemplo, já existem muitas pousadas e hotéis à beira-mar que estão preparados para receber esse tipo de evento e que prestam toda a assistência aos noivos para a realização do casamento.


Caso vá fazer em um espaço público, é preciso verificar na prefeitura local sobre uma autorização que precisa ser emitida e pensar em outras questões de estrutura. O indicado é contratar uma assessoria especializada que dará todas as orientações necessárias aos noivos.


No campo, há também pousadas e chácaras que já oferecem toda a infraestrutura necessária para uma recepção de casamento, como banheiros, mesas e cadeiras, passarela para entrada dos noivos e até salão de festas.


Caso seja um espaço mais isolado, que não conte com essa infraestrutura básica, será preciso providenciar tudo isso. Sim, casamento ao ar livre é lindo, mas pode dar um pouquinho a mais de trabalho, dependendo do local.


Uma tendência que vem se tornando bastante popular é a de fazer um wedding weekend, em que os convidados se hospedam juntos em uma chácara ou pousada, seja na praia, seja no campo, para curtir um fim de semana inteiro de comemorações do casamento.


A importância do plano B para o casamento ao ar livre


Não tem jeito: mesmo escolhendo um mês favorável e acompanhando a previsão do tempo, o clima é um fator que não se pode controlar. Ninguém quer ter que recorrer ao plano B, mas tê-lo planejado deixará os noivos mais tranquilos.


Uma boa solução é alugar tendas, que podem ser úteis para proteger tanto do sol forte quanto da chuva. Em alguns desses locais, há ambientes fechados que podem ser adaptados para transferir a cerimônia de última hora, caso seja necessário.


Pode ser necessário, ainda, contratar um gerador de energia e/ou um caminhão-pipa, caso o fornecimento de água e energia do local sejam irregulares.




Qual a melhor época e horário para casamento ao ar livre?

No Brasil, temos estações irregulares, então fica ainda mais difícil prever questões relativas ao clima. Em geral, para casamentos ao ar livre é melhor evitar os meses de frio e de calor intenso, que também são mais chuvosos.


A dica é priorizar a primavera e o outono. Os meses de setembro, outubro, abril e maio, que têm clima ameno, são opções mais seguras para casamentos ao ar livre. De toda forma, é importante se preparar e ter um plano B caso o clima vire de última hora.


Quanto ao horário, não existe regra. Você pode realizar um casamento ao ar livre tanto pela manhã, quanto à tarde e até à noite. Muitos casais escolhem o pôr do sol, por causa da luz e das fotos, que ficam ainda mais bonitas nesse horário.


Para isso, o indicado é marcar a cerimônia entre 16h e 17h. Pela manhã, o horário das 11h é o mais comum, por não ser tão cedo e já emendar com o almoço em seguida. À noite será preciso investir em iluminação, o que também pode render belos cliques.


Como escolher a banda para casamento ao ar livre?


Agora que já pontuamos a parte “chata” (mas necessária), vamos falar de coisa boa! Casais que optam por uma cerimônia ao ar livre costumam ser menos tradicionais, e esse tipo de celebração acaba dando mais liberdade para que eles façam escolhas que sejam mais a cara do casal e menos pautadas por convenções sobre como deveria ser uma cerimônia de casamento.


A trilha sonora do casamento, nesse caso, pode combinar com a identidade do casal, incluindo músicas que marcaram a história do relacionamento, independentemente do estilo musical: rock, mpb, internacional… Escolha uma banda cujo repertório combine com o gosto musical do casal e, preferencialmente, já tenha experiência tocando em casamentos.


E que tal ter uma música personalizada e exclusiva que conta a história de vocês para tocar em seu casamento ao ar livre? Você pode fazer como uma surpresa para seu par e tocar só no grande dia ou até fazer o pedido de casamento com a música e depois tocar na cerimônia de casamento, surpreendendo os convidados. Entre em contato com a Cria sua Música: nós podemos ajudar você a realizar esse sonho!



2 visualizações0 comentário